Postagens mais recentes

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Dicas para quem aprender cifrar musicas

ü  Aprenda e conheça os campos harmônicos – Campos harmônicos são todas as possibilidades de acordes que dependendo da tonalidade escolhida , que você pode usar na hora de cifrar uma música .

  •     Localize as notas no teclado e forme os seus respectivos acordes  -   Ex: se você sabe onde está a nota Dó + a nota Mi + a nota Sol  já pode formar o acorde Dó maior.  o acorde de Dó maior possui como escala o uso de tão somente teclas brancas. são respectivamente:      
  • 1ª Dó , 2ª Ré, 3ª Mi, 4ª Fá , 5ª Sol, 6ª Lá,  7º Si

    - Para treinar fazer escalas: Monte o acorde e depois vá tocando cada nota, com seu referido dedo,  depois,  com o acorde montado  vá subindo e descendo o tom da musica fazendo o dedilhado das notas de cada escala, para todos os acordes.

ü  Para montar o campo harmônico de qualquer acorde siga essas regras-  Observe que para montar o campo harmônico precisamos estar atentos como regra geral:   -

ü   O  I- grau é sempre maior ;
ü  II e III grau é sempre menor,
ü  IV e V grau é sempre maior,
ü  VI grau é sempre menor ;
ü Por ultimo, o VII grau é sempre diminuto.

- Levando em conta a tonalidade de Dó maior , ou seja, para montar o acorde de C.  vamos encontrar como principais acordes pertencentes ao campo harmônico de Dó Maior os seguintes acordes : C – Dm- Em – F – G – Am – Bº  

ü  Para utilizar de todos os campos harmônicos levando em conta os acordes da tonalidade de Dó maior (C) basta fazer a transposição dos tons e semitons. Para tanto você pode:

 - Usar o sistema de transposição manual desde que você entenda  a teoria musical: ou seja, através da contagem de tons e semitons,  você pode verificar na ascendência ou descendência, isto é,  quanto tons ou semitons sobem ou caem na hora de transpor.

- você pode ainda utilizar o recurso da transposição presente em todos os teclados. Dessa forma, você mantem os mesmos acordes enquanto pode subir ou descer o tom de qualquer música que for tocar.

 _____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...