Postagens mais recentes

domingo, 20 de dezembro de 2015

Ritmo / Mão esquerda – Mão direita


                Para tirar duvidas a respeito das figuras rítmicas. As tão temidas da partitura. Veremos que elas não são muito difíceis de entender. Apenas são as pessoas que complicam algo que é pra ser algo simples.
                Por isso,  com a ajuda de um metrônomo (instrumento que mede o tempo) vamos ver.

Mínima: 2 tempos – equivale a 1 e 2( com o metrônomo ligado, defina um andamento ( pode ser 90 bpm) e conte: 1 e 2; 1 e 2; 1 e 2.  

                Lembre-se sempre: o ritmo passa a ideia de continuidade. Você deve atacar as notas através de acordes ou melodias sempre com uma certa fluência. Cada movimento interrompido que descaracterize a contagem de tempo faz você sair do tempo.

Seminima: 1 tempo  ( 1, 2, 3, 4 ) contagem de tempo idêntica a um segundo no relógio.
Obs: No início o barulho do metrônomo pode incomodar. Mas não se irrite. Abaixe-o, pois ele será mais útil que você pensa. Se desliga-lo você não vai conseguir aprender.

Colcheia: meio tempo – equivale a uma meia palma (rápido)mas nem por isso você deve correr.  Preste atenção: a nota que é rápida, o andamento deve ser sempre igual. Ex: 1 e 2; 1 e 2; 1 e 2.  Exemplificando: é como se dividíssemos o tempo do segundo do relógio em duas partes.

Semi Colcheia:  ¼ tempo – é o ataque feito a nota que dura quase nada. Ele é quase imperceptível. Mas, ele existe. É uma fração de um segundo dividido por 4.

                Obs: O conjunto de notas distribuídas na partitura caracterizam os compassos. Esses compassos reúnem as notas que podem estar nas linhas ou nos espaços, 
____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...