Postagens mais recentes

sábado, 19 de dezembro de 2015

Percepção Musical


        Percepção musical: é mais que um dom. é algo que precisa ser trabalhado. Um diamante  a ser lapidados dia após dia.   A nossa percepção trabalha aliada com a memória. Se a memória falha a nossa percepção fica comprometida.

       Desenvolvemos nossa percepção musical com a prática. Isto é, depois que absorvemos o conteúdo de um curso teórico e praticamos aquilo que aprendemos temos como consequência o aprendizado. 

       A  nossa percepção depende de fatores externos como o tempo, esforço e estudo para o completo desenvolvimento.  Mas, não é necessário estudar e praticar dez horas por dia. Porém, também, não podemos deixar de lado a música se nosso objetivo é desenvolver nosso potencial. Um talento que não se fortalece. Logo se esquece.

                Desenvolvimento da capacidade

    Muitas pessoas desperdiçam esse talento. pois, esquecem-se que talento precisam ser desenvolvidos.  A música é dinâmica. Proporciona condições das pessoas se auto-aprenderem. Porém, somente a prática dá a segurança de realmente “ouvir”. E não apenas escutar.

           A musica desperta emoções e sensações. O timbres e sons de cada instrumento fazem mágica. eles acordam nossos ouvidos para que possamos descrever nossos sentimentos com as mais maravilhosas  melodias e as harmonias.

                Dicas

1)  Da próxima vez que ouvir uma música tente descrever o que você ouve. Note e anote todos os detalhes dos sons que conseguir ouvir de cada música. 

2) Ao ouvir com atenção, a percepção dará lugar aos seus devaneios enquanto estiver realmente ligado na música.

3) Note como os sons que cada instrumento emite “ainda que as mesmas notas” , nunca são exatamente iguais.

4) Aprenda a distinguir: melodia e harmonia. Imagine e ouça mentalmente as harmonias e deixe se levar pela intuição para descobrir as melodias.
               
               ______________________________________________________

‘              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...