Postagens mais recentes

domingo, 29 de novembro de 2015

Como melhorar a execução musical do tocador de teclado?


        Cada vez que executamos uma melodia ou tocamos uma música seja ela qual for num teclado. em nossa memória já sabemos o que vamos tocar.  nossa intuição nos "leva" a tocar as teclas certas quando estamos acostumados a tocar repetidamente. a memória musical é excelente. é um ótimo recurso que temos a disposição para aprender tocar um instrumento musical. 

         É incrível. digo por mim. cada vez que vou tocar parece que ouço as notas em pensamento. pois, a melodia e a harmonia se torna cada vez mais evidente. é cada vez mais aparente as nossas melhorias, quando se retorna muitas vezes para "mexer" naquilo que você parece não saber como fazer. 

           Não sabemos como tudo acontece. apenas acompanhamos nossa evolução. ao relembrar como tudo começou você se lembra dos seus primeiros erros.  mas, agora. não consegue mais repeti-los. afinal, você está cada vez mais afiliado com o instrumento. 

            No começo, é assim. tocamos aqui e ali sem nos preocuparmos de formar a música com todos os seus componentes na nossa execução. isso acontece por que tocamos e erramos. não conseguimos ter aquela continuidade que o instrumento exige para haver a união perfeita de mãos.  assim, temos uma execução defeituosa. típica de todo iniciante. rápida com erros e incompleta no dedilhado. parece que não queremos deixar a música "soar". 

          Algumas dicas:

        Se você quer melhorar a execução de suas performances: 

  •     Lembre-se que no primeiro acorde da música até que se toque o segundo você não consegue distinguir nada. cante e verá o acorde seguinte da cifra se encaixar certinho. 
  •     Desconfie das cifras... nem todos os acordes nela postos fazem parte daquela " letra da música". alguns, as vezes são tocados depois que ela termina. e nesse caso, os chamamos de  "acordes de passagem".  
  •     Os acordes de passagem precisam soar. ex: quando você toca o G7 (sol com sétima) perceba como ele pede que você segure-o por segundos até que ele se forme por completo. 
  •     Em caso de haver acordes repetidos que seguem, não há necessidade de soltá-los. apenas deixe-o soar. por duas vezes ou mais dependendo de quantos tempos a cifra pedir. 
  •    Não perca a atenção na sequência. um segundo de distração faz você sair do tempo e esquecer as notas e toda sequência a seguir.
  •      Não há necessidade de escrever nota por nota cada musica para aprender a tocar. se você acha mais facil assim enfrente a partitura. eu acho mais facil treinar dedilhados. fazer solos com base em frases musicais.  
  •       Não perca tempo tentando executar as introduções em que suas notas são originárias de instrumentos de corda. você nunca vai conseguir achar a menos que seu instrumento possua um timbre que seja o mais proximo possivel do instrumento . 
  •       Faça as "introduções" separadas da música. treine aquelas que você conseguir fazer em separado. para isso, mude os tons originais, escreva outras cifras mais faceis, alterne os timbres. deixe o qual ficar mais facil de trabalhar. 

 ____________________________________________________________
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...