Postagens mais recentes

domingo, 21 de agosto de 2016

A importância do ritmo musical

.
      O ritmo é importante para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequencia de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais diferentes apenas pela variação do ritmo.

      Como já mencionado os componentes básicos do ritmo são o som e o silêncio.  que quando combinados formam “padrões sonoros”. Tais padrões sonoros são repetidos, em concomitante com a harmonia, e ao longo de uma melodia, dando assim, origem ao ritmo, que pode ter uma (batida constante) ou variável. essas batidas podem  ainda ser fortes,  longas, breves ou suaves, e são aplicadas à composição musical conforme o estilo musical que está sendo empregado.

          O ritmo está vinculado ao compasso musical.  E de acordo com o tipo de compasso empregado se definirá o acento que as notas musicais assumirão dentro da composição musical.

       Na partitura ou pentagrama, o compasso aparece na forma da fração (Ex: 4/4) geralmente, aparece no início da pauta, determinando como deverão ser agrupados as notas e os outros elementos presentes na pauta. Além disso, trazendo um sinal que todos deverão obedecer e se refere a velocidade do andamento.

           O ritmo é fundamental para a música. pois, ajuda a marcar o tempo. que por sua vez, faz surgir o andamento musical. e sendo regular e constante, dá a música – que é arte aos nossos olhos, vida própria para se organizar. 
_____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...