Postagens mais recentes

domingo, 30 de outubro de 2016

Como começar o aprendizado do teclado...

        

 Escolha do instrumento

  Sua paixão pelo teclado foi despertada. Você se apaixonou por esse instrumento de teclas que é maravilhoso.  O que fazer né... você podia ter escolhido um violão, você podia ter escolhido um violino ou uma guitarra, até uma bateria. mas, certamente que fez uma grande escolha, se não a melhor.  a mais interativa. A meu ver, o teclado é único.

    Você pode encontrar diversos motivos para aprender violão, aprender violoncello , flauta e até harpa. Mas, no meu ponto de vista o teclado ainda é o melhor.  Já que qualquer de todos os instrumentos que você escolher, emitirão uma boa sonoridade. Porém, um único timbre. Já o teclado é rico  e possui uma vasta variedades de timbres.  Assim, você pode ter todos os timbres de instrumento possíveis dentro de um único teclado.

      Mais cada um com sua escolha gente. Essa é uma opinião minha. Todos encontrarão algo que o faça ter intimidade com um determinado instrumento. Sim. E digo mais, mesmo com todos os recursos que um teclado pode ter. talvez, nem todos o escolham. Isso por que isso é uma particularidade de cada um. cada um aprende o que quiser aprender.
               
            Decisão de aprender

    Mesmo após ter sido feito a escolha do instrumento. O início dos estudos musicais e a rotina de treinos. Pode ser que haja algumas dificuldades a serem vencidas. O desânimo muitas vezes pode querer enfrentá-lo no seu dia a dia.


      Lembre-se que você não aprenderá nada se estiver escolhido um instrumento errado ou se estiver com sentimentos de incapacidade de aprendizagem. Isso por que as dificuldades que todos irão encontrar somente serão vencidas mediante duas coisas: a) vontade de aprender tem que ser maior que a dificuldade; b) Você não pode ter medo de não aprender por que isso não vai acontecer.

        Motive-se: uma vez que você decidir que quer aprender. A decisão é mágica. surge dessa decisão uma persistência incrível que irá destruir qualquer barreira que se apresente em seu caminho. Pois, quando você decide algo e começa por vontade espontânea a lutar por isso é impossível não acontecer algo. digo isso por experiência própria. Nunca tive um professor e estou aprendendo muito dia após dia.


            Os primeiros movimentos       

          Ainda me lembro como se fosse hoje. A primeira vez que sentei em frente ao teclado. uma verdadeira emoção. O meu entusiasmo  era grande. Mesmo não conseguindo ainda ter os movimentos de todos os dedos coordenados eu ficava horas e horas tocando tecla a tecla. as vezes,  usando apenas a ponta de um dos meus dedos.

              As vezes, a rotina de toques me alegravam tanto que eram intermináveis e cansativas. mas, como eu estava focado no objetivo e visualizava eu aprendendo isso não desanimava. Nunca formei em meu inconsciente uma autoimagem negativa a respeito do meu aprendizado.  E a cada musica que eu achava e conseguia extrair aquelas simples notas,  eu ficava muito feliz.   a cada melodia que os sons das primeiras notas que eu tocava fazia era uma grande comemoração.
               
                                                                       Não desista!


    Assim como no violão, quando você começar a tocar pode ser inevitável doer os dedos. Isso é normal. Pois, você vai manter as mãos numa posição por muito tempo nada cômoda. Mas, não force a barra se isso se tornar algo chato. Vá fazer algo e depois retorne se isso acontecer. “A musica é pra te fazer bem não prá deixar você mais estressado”.



                                          Rotina de estudos

                Algumas pessoas nunca estudaram ou sequer leram alguma coisa sobre música na vida.  nunca sequer pararam para ler uma apostila ou comprar uma revista que ensine a tocar um instrumento.

                Será que adianta você ficar tocando se ao menos não souber quais são as notas está tocando? onde visualizar cada uma delas? De que adianta você querer tocar uma nota branca ou preta se você não identificar que nota é a que você está tocando?

             Não adianta só falar...  eu aprendi de ouvido. pois, se você não sabe nem qual tecla é o Dó, qual é o Sol. E muito menos onde é o Si. Não adianta você querer aprender tocar teclado ou qualquer instrumento que for.

             É a base para qualquer instrumento musical aprender um pouco da teoria musical. principalmente, saber identificar as notas e os acordes principais e secundários de uma música.  além do mais, é bom que se saiba que a base para aprender o teclado “por escrito” é a partitura.

      É a partitura que contém “cifras e notas”, que as mãos direita e esquerda tem o encargo de tocar. muito embora, você não está condicionado o aprendizado da melodia somente lendo a partitura. Que isso fique bem claro.



       Não estou obrigando-o a aprender tocar partitura. Mas também se você não souber as sete notas musicais que são essenciais como irá manusear o teclado? se disserem que você tem que apertar as notas ..... Dó, Dó, Ré, Mi. Sol, Fá você não saberá! Pois, so tocando e treinando ouvido, você pode até se acostumar com as notas conforme  o tempo  passa, por que a sua percepção vai ser afetada. No entanto, você não saberá evoluir.


                             Rotina de treinos

                Aquecimento


           Quando se fala em treinos as pessoas pensam que são aquelas brincadeiras que você segue tocando uma musica de cada vez. Fazendo uma determinada sequencia  e depois pulando para outra, mas não. Treinar é você insistir naquilo que você mais sente dificuldade.

            É super importante aquecer os dedos. Pois, quando você inicia o exercício seus dedos estão frios. Querer já sair tocando uma musica com andamento de 200 bpm nem dá né. então, escolha uma musica ou várias outras musicas mais lentas para iniciar seu treino.

                Treinamento

              Depois de bem aquecido que você sente que está preparado para tocar e percebe que suas mãos já não estão mais duras e com dificuldades,  você poderá fazer os exercícios de qualquer maneira e em qualquer velocidade desde que você já esteja devidamente acostumado a tocar em velocidades altas.


            Não tenha pressa!

           A velocidade no aprendizado do teclado não é essencial! O que é essencial é o seu desempenho ganhar forma.  Não se preocupe! a agilidade vem com o tempo. toque no seu ritmo.  Sua adaptação com a música depende  muito do seu próprio jeito de ser e o estilo de musical que você escolher tocar.  

         Não dá pra definir um prazo. De forma com  que você me pergunte: Em quanto tempo vou estar tocando? ;  pois, tudo depende de  você. depende de quanto tempo disponível você terá para a musica, e  também do tipo de material que você irá estudar. É importante usar bons livros. Se tiver a possibilidade de ter um professor melhor ainda.

                _______________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...