Postagens mais recentes

sábado, 23 de maio de 2015

Como cifrar uma música



         Cifrar uma música é uma arte que requer algumas preparações.

         Tais como para cantores quando vão aprender a afinar a voz. Para aprender a cifrar você precisa “se afinar” , ou seja, ouvir muitas vezes a música que você quer aprender a cifrar. Pois, não adianta se você ouvir apenas uma vez nunca irá conseguir cifrá-la. 


                Aqui a regra da criatividade é que comanda o jogo. Intuição ajuda um pouco. Mas, o essencial é o conhecimento musical.  A maneira mais fácil é você decorar a letra da música, identificar na gravação original os instrumentos que tocam. Tentar ouvi-los separadamente. Onde eles começam a tocar, onde existe aquela passada de um instrumento para o outro. Prestar atenção ao solo da música. 

                É preciso tentar distinguir as notas. Uma a uma. Memorize o som de cada acorde. use sua memória musical e “ tire uma foto mental” deles e saiba identificar onde encaixa-los na musica. Ative os gatilhos da percepção musical e procure. Treine com um diapasão sons. Um exercício ótimo para aprender a reconhecer as notas e seus sons é tocá-las e cantar seu nome ao mesmo tempo. 


                Preste atenção a algumas regrinhas: 


- Aplique a teoria que você sabe improvisando mas tome muito cuidado com as inversões se você ainda não domina muito bem . melhor não dificultar, do que ficar tentando embelezar mas colocando algo que você não tem certeza. O barato vai sair caro.

-  Cuidado pra não ser enganado: acordes de passagem são rápidos e preparam para a vinda de outros. Ex: C7, Am7, Dm7, G7 . eles são importantíssimos e não podem ser omitidos. 

-  Jamais confunda acorde diminuto (#º) e acorde aumentado (+) com acorde Maior ou menor.
- Aprenda a distinguir os símbolos que descrevem todas as modalidades de acordes.

-  É preciso ter uma visão raio x da música: vá cantando e tentando fazer mágica “ encaixando” as cifras, sempre respeitando a sequência de estrofes, pré–refrão ou pontes, refrão. Para isso, escreva a letra da musica num papel e enquanto vai cantando vá anotando as cifras aonde você julga ir determinado acorde.
   
     Dica: a cifra é colocada na musica por escrito onde a sílaba é tônica.

      Ex: 

              G                   D      
borboletinha ta na cozinha   
                                           G       
fazendo chocolate para a madrinha  
  
poti poti  
              D  
perna de pau  
  
olho de vidro  
                      G      
e nariz de pica pau 


_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...