Postagens mais recentes

domingo, 6 de dezembro de 2015

O segredo de ouvir

        A título de curiosidade hoje vamos falar sobre um dom entre os músicos... 

                Algumas pessoas ouvem notas musicais de formas inusitadas. ouvem-as mentalmente. Parece que quando cai uma agulha no chão, a pessoa já identifica uma nota. Alguém toca a campainha, ouve-se outra nota. Ao ouvir o barulho do despertador pela manhã.

   ORGANIZAÇÃO CEREBRAL

                A esse dom das pessoas reconhecerem as notas  mentalmente. Chamamos de “ouvido absoluto”. Uma pessoa com ouvido relativo consegue dar continuidade depois de estar treinado a uma sequencia de notas apenas ouvindo. A capacidade da pessoa identificar sem referencia externa é o que chamamos de ouvido absoluto.         
    
                As pessoas que são “sortudas” e tem esse dom dizem ouvir cada nota pelo seu nome. Quando toca se as notas ouve o som de acordo como o que se ouve quando alguém o canta. A maioria não considera que elas são anormais pelo fato de ter esse talento. nem tão privilegiadas por conseguir ouvir as notas. Pois, em contraponto, não conseguem ouvir perfeitamente os acordes, que são as notas todas soando juntas.

                Diferença? Qual a diferença das pessoas que ouvem e não ouvem esses sons? Podemos dizer que é a capacidade de poder ouvir a nota individual ser tocada e a possibilidade de a ouvir sem ter referência nenhuma externa. pois, uma pessoa com ouvido relativo consegue decifrar as notas de uma musica que já ouviu uma vez ou mais vezes. Enquanto que, as de ouvido absoluto conseguem escrever cada nota solada numa apresentação de palco com uma guitarra.

                Dom ou não? Nascemos com ele ou não? É certo que desenvolvemos no cérebro nossa memoria musical ao longo da vida. alguns acham que não basta nascer com ouvido absoluto. Pois, isso não quer dizer que aprender a tocar um instrumento será mais fácil.

                Percepção: entre músicos já é mais recorrente e portanto aceitável, a ideia de que a arte de ouvir com ouvido absoluto, muda a vida das pessoas. Afinal, não é por querer que alguém se vê ouvindo notas musicais em seu dia-a-dia.

                Determinados Harmônicos são inconcebíveis ouvir para as pessoas de ouvido absoluto. Pois, as notas estão tão enraizadas umas com as outras que quando tocadas juntas vibram outra frequência que os confunde.
                ________________________________________________________________-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...