Postagens mais recentes

sábado, 30 de maio de 2015

O que você encontra e o que não está disposto na cifra


           O que você vai encontrar na cifra

  Acordes maiores (p. ex. C), acordes menores (p.ex. Em) ou suspensos (p. ex. Gsus4)

– Acordes que possuem uma sétima (p. ex. C7), que também podem ser maiores(C7M) e menores(Cm7), e/ou demais graus adicionados {4ª (quarta), 6ª (sexta), 9ª e nona). Ex: D4,  D5(9) , D6(9)/F# }

– Quando o acorde possuir eventuais alterações no acorde principal: (por exemplo: D5#, D9b, etc.)

– Quando o acorde estiver invertido (3ª, 5ª ou 7ª no baixo). Aparecerá assim: C/G significa acorde invertido: você deve tocar o acorde de Dó maior com a nota Sol no baixo. Obs: preste atenção aqui não é fazer o acorde de Dó na mão direita e baixo na esquerda. Apenas ocorre a inversão do acorde pra deixar o Sol no baixo. 


 - Acordes aumentados -  p. ex. C7+5


- Acordes diminutos -   p. ex. B#º


               O que a cifra não dispõe



  A posição do acorde no instrumento (pode estar em diferentes regiões). porém, deve se observar a maneira de distribuição das teclas no teclado. Você só poderá fazer a melodia a partir do C (Dó central) do seu teclado. Acordes que devem ser de mão esquerda podem ser tocados do início do teclado até a ultima nota antes do Dó central. Essa é a região indicada para os acordes. No entanto, se você não tocar por melodia simplesmente e fizer acordes na outra mão nada impede você substituir na mão direita melodia por acordes.

 Pode ser haver um dobramento ou supressão (omissão) de notas no acorde. ou seja,  (pode-se duplicar, triplicar ou suprimir a quinta justa, dobrar a terça, etc.)

- Note que apenas pode se suprimir quando a cifra trouxer a nota entre parênteses. 

_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...