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sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Os graus musicais

   O estudo das notas musicais quando levados em conta se nos referimos aos  seus graus. Podem ser ser chamados conforme suas posições: a) aumentada ;  b ) diminuta e c) justa.

  Conforme usamos as notas, suas posições levam o nome do grau a que ela se refere.  Existem graus maiores e graus menores. 


               Observe:

C    —> Primeiro grau maior

C# —> Segundo grau menor

D   —> Segundo grau maior

D#—> Terceiro grau menor

E   —> Terceiro grau maior

F   —> Quarta justa

F#—> Quarta aumentada (ou Quinta diminuta)

G  —> Quinta justa

G#—> Quinta aumentada (ou sexta menor)

A   —> Sexta maior

A#—> Sétima menor

B  —> Sétima maior

            
       A lógica da existência das denominações desses intervalos  é a mesma que vimos para os nomes “maior” e “menor”. O nome “aumentada” indica um intervalo mais longo e “diminuta” indica um intervalo mais curto. “Justa” fica no meio entre essas duas.

    A partir do sétimo grau, as notas começam a se repetir, pois o 8º grau já é igual ao 1º grau. Seguindo essa lógica:


                      – O 9º grau é igual ao 2º grau.
                     – O 11º grau é igual ao 4º grau.
                     – O 13º grau é igual ao 6º grau.

Lógica da teoria musical

         Usamos o seguinte raciocínio para distinguir os graus: Indica-se se a nota é aumentada ou diminuída para demonstrar a extensão da nota.

           Observe algumas dicas:

  • ·           Após o sétimo grau as notas se repetem
  • ·               O uso das expressões “nona, décima primeira e décima terceira” não estão totalmente restritos por um fato curioso – eles identificam a oitava a ser feito o acorde ou a ser pressionada a nota.


            Por exemplo: se estiver escrito em uma cifra apenas Cm6, provavelmente você irá montar o acorde de dó menor e pegar o sexto grau mais próximo para formar o Cm6. No entanto, utilizando o Cm13, você saberia que deve utilizar o sexto grau uma oitava acima, e não o sexto grau mais próximo.  Sendo assim, a única diferença entre esses dois acordes é uma sonoridade levemente distinta devido à oitava utilizada para o 6º grau (nos próximos tópicos, falaremos tudo o que você precisa saber sobre acordes e cifras, não se preocupe caso não tenha entendido esse exemplo).

            Quanto à extensão 9ª, ela quase sempre aparece uma oitava acima, por isso é utilizada em vez de 2ª. Mas não se surpreenda ao ver o número 2 em cifras por aí, pois a notação americana gosta de colocar o número 2 ao invés do número 9.

            É importante você saber detalhes como esse para não ficar com dúvidas sobre essas nomenclaturas.
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