Postagens mais recentes

domingo, 2 de agosto de 2015

Noções de tonalidade

Aumentar ou diminuir o tom?

         Muita gente se perde na hora de cantar e não consegue adaptar sua voz com o instrumento corretamente. Isso acontece por que não se está totalmente acostumado a reconhecer o som das notas. Um exercício que ajuda muito é treinar reconhecer o som que produz um aumento de tom e uma diminuição de tom.

       Não estamos nos referindo ao ritmo aqui.. pois, de nada adianta cantar com ritmo mas estar fora do tom adequado. O tom certo é sempre aquele que você não força demais sua voz pra conseguir cantar a música e não esgrunhar as notas e nem falsetear.


       Aumentar o tom
      Preste atenção:  aumentar o tom é modificar o som da voz tornando o agudo. Porém, essa mudança vai ocorrendo aos poucos. e ocorre de tom em tom, as vezes um meio tom. inclusive, você pode até escolher o qual tom quer cantar. Mas daí você já precisa estar bem com afinidade com as alterações que implicam fazer as mudanças de tonalidade.
   
          Abaixar o tom
 Por outro lado : diminuir o tom é modificar o som da voz tornando o grave. Da mesma forma, também ocorre aos poucos, nunca você engrossa totalmente a voz por que você precisa sentir a oscilada acontecendo e encaixar a sua voz.
      
 Dicas

1 ) Se você já está acostumando a cantar mudando o tom tudo bem. Brilhe nas suas apresentações. Porem, se ainda não se sente totalmente seguro. Treine bastante as subidas e descidas. O transposer é um ótimo recurso incluso nos teclados que permitem que esse tipo de exercício seja realizado.

2) Na hora de cantar junto com o teclado, primeiramente treine apenas fazendo a harmonia. Isto é, tocando os acordes na mão esquerda e tocando com o auto acompanhamento ligado. Quando sentir que você não se perde unindo as duas mãos cante. Faça a harmonia e a melodia com a outra mão.

3) Nunca pense que você vai errar nas notas agudas.  Pois, isso prejudica sua concentração. Se você acertar o tom. você conseguirá sim cantar as notas agudas ainda que altas.

4)  Identifique sua tessitura vocal e cante até onde conseguir um tom confortável. não suba o tom elevadamente. pois, isso irá prejudicar sua voz com o passar do tempo.

____________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Aleatórias

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...